sábado, 19 de março de 2016

1º Encontro de Jovens pela Paz
Movimentou a Juventude Guaibense

O evento que ocorreu no domingo, 28 de fevereiro, reuniu dezenas de jovens tradicionalistas e integrantes de outras associações no intuito de despertar na comunidade a importância de fazer ações voltadas para a paz e sensibilizar a importância da harmonia na sociedade. O evento tinha um significado alusivo a “Paz de Ponche Verde”, ocorrido em 28 de fevereiro de 1845, tratado este que pôs fim a Revolução Farroupilha.
O evento teve seu ponto de partida na Vitrine Cultural, onde a historiadora Miriam Leão, dissertou sobre a importância da Paz de Ponche Verde na Revolução Farroupilha e também sobre a importância da UNESCO no contexto da paz pelo mundo. Em seguida os jovens presentes ao evento confeccionaram cartazes e mensagens em balões e seguiram em direção ao Parque da Juventude, ponto final da caminhada. No caminho distribuíram entre as pessoas que circulavam pela Orla do Guaíba, panfletos, bandeirinhas e balões na cor branca, alusivos à paz. Em todo este material tinha uma frase que trazia uma mensagem para exemplificar o dia da paz e sua importância histórica e social.
O evento foi realizado pelo Departamento Jovem da 1ª Região Tradicionalista e contou com apoio em sua estrutura da Secretaria de Turismo e Cultura de Guaíba.
Tiveram presente ao evento as seguintes autoridades: os Vices-Coordenadores da 1ª Região Tradicionalista: Francisco Lopes e Hênio Valandro, Subcoordenador do Delta do Jacuí: Jeferson Quadros, Presidente do CDL: Marcelo Maranata, Presidente do Conselho Municipal da Juventude: Barbara Susan, as irmãs Nilva Dal Bello, Laura Gavazonni e Angela Ribas - Representando as ações do PROJARI, Luis Henrique (o Trovão) - Professor de Capoeira, Marcia Benites - Professora do PROJARI.
O evento foi encerrado com a celebração de uma oração realizada pelas irmãs do PROJARI em homenagem a “Mãe Terra” e a todos os presentes no evento.

                                                         Créditos: Jeferson Quadros
A historiadora Miriam Leão palestrando aos presentes sobre o tema do evento.

Entidades tradicionalistas representadas pelas suas bandeiras e jovens seguindo na caminhada na Rua São José em direção a Orla do Guaíba.







Nenhum comentário:

Postar um comentário