segunda-feira, 9 de novembro de 2015

23º Festirim, o Festival que marcou história na 1ª Região Tradicionalista.

No último final de semana, nos dias 24 e 25 de outubro, a cidade de Guaíba foi sede de um grande espetáculo da cultura gaúcha direcionada as crianças e jovens até 14 anos. Festirim como é chamado o evento, reuniu milhares de participantes de todo o Rio Grande do Sul, fazendo com que este Festival que chega a sua 23ª edição se transforme no maior de todos os já realizados até hoje pela 1ªRT. Com mais de 1200 crianças participando nas 18 modalidades disponíveis, divididas entre atividades dos departamentos: cultural, campeiro, esporte e artístico. Chegando ao um público total de mais de oito mil pessoas circulando pelo Complexo Esportivo do Coelhão, somados os concorrentes, familiares e visitantes.
 Créditos: Jeandro Garcia 


O evento que reuniu 54 entidades de todo o estado que vieram oriundos da serra, litoral, fronteira e campanha, região metropolitana e as da nossa cidade, transformaram o cenário do Complexo Esportivo Coelhão, pois as crianças, pais e familiares se distribuíram por todos os cantos do complexo, sendo por estarem nos palcos assistindo as crianças ou acampados ao redor do evento.



Para as pessoas que acreditam que se perderam no tempo muitas das brincadeiras realizadas no passado, como a corrida de saco, bolita, cinco marias e pião, neste evento foi possível perceber que estas brincadeiras ainda estão muito presente na vida destes pequenos tradicionalistas.



Para os apreciadores das danças tradicionais, este evento bateu um recorde de inscritos comparado com as edições já realizadas do Festirim, e alcançou o número de 32 invernadas que deram um show de coreografias e habilidades de dança.





A entidade com maior participação com concorrentes somados todas as modalidades foi da nossa cidade, o CTG Daci Fagundes.

O 23º Festirim, 18º Festcamp e 1º Festival Pré-Mirim como é chamado todo este evento, realizou também pensando no auxílio ao próximo, o Festirim Solidário, em prol de arrecadar alimentos, roupas, produtos de limpeza e fraldas, aos atingidos pelas enchentes na cidade de Guaíba e Eldorado do Sul.
Com os resultados alcançados deste festival aqui na cidade, por toda a repercussão e aceitação, podemos afirmar que Santa Cruz do Sul tem o Enart, e nós podemos ter o Festirim. A Subcoordenadoria do Delta do Jacuí assim como este ano o fez, para o próximo ano já solicitou ser sede deste festival.











Nenhum comentário:

Postar um comentário