segunda-feira, 5 de outubro de 2015

“Do Cipreste ao Piratini”
O Grande Espetáculo de Abertura dos Festejos Farroupilha de Guaíba

É neste domingo e segunda-feira, respectivamente 06 e 07 de setembro, o grande espetáculo programado em homenagem aos 180 anos do Início da Revolução Farroupilha ocorrida em 1835 e que durou até 1845.
A encenação que foi montada para ser prestigiada por todos os guaibenses, turistas e visitantes, vai retratar o cenário da então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul no ano de 1835, onde devido ao descaso do Império com a província onde se pagava altos impostos, a política era comandada de forma centralizada, sem a participação dos principais envolvidos, que eram os produtores do charque, e que ainda sem ter participação pagavam altos impostos sobre o produto, se revoltaram e planejaram uma ação de tomar o controle da província.

                                         Foto Reprodução - Arquivo Divulgação
Palácio do Governo, local onde os farroupilhas queriam sitiar.


Na apresentação os líderes da revolução, Bento Gonçalves, Gomes Jardim e Onofre Pires planejam a invasão de Porto Alegre, que na ocasião era a cidade onde se situava o Palácio do Governo. Será mostrada a participação da Maçonaria na revolução, e principalmente a estratégia traçada à sombra do Cipreste pelos farroupilhas para a tomada de Porto Alegre.
                                        Foto Reprodução - Arquivo Divulgação
Batalha da Ponte da Azenha, o início da revolução.

Os artistas que compõe a apresentação fazem parte dos grupos Adultos, do DTG Lenço Colorado de Porto Alegre e do CTG Guapos do Itapuí de Campo Bom. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário