segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Os 180 anos da História da Revolução Farroupilha Pra Ficar Registrado na Memória de Guaíba
O espetáculo que retratou os 180 anos da Revolução Farroupilha nos dias 06 e 07 de setembro as margens no Rio Guaíba, no Largo José Cláudio Machado, foi um evento de grande sucesso e aplaudido por milhares de Guaibenses, turistas e visitantes de cidades vizinhas.

                                       Crédito DRD Photos – Diôzer Rodrigues Dias

O quadro de Prendas e Peões municipais foram apresentados pelos padrinhos ao público.

A encenação que foi executada pelos integrantes do CTG Guapos do Itapuí, CTG Caudilho Guaibense e DTG Lenço Colorado, foi contada através de vários cenários que mostravam a construção da tomada de Porto Alegre.
                                                         
  
                                                                    Créditos: Jeândro Garcia 
Na sombra do Cipreste em 1835, na cidade de Pedras Brancas, Bento Gonçalves, Onofre Pires e Gomes Jardim, planejaram a invasão ao Palácio do Governo em Porto Alegre.

Revoltados com o tratamento que recebiam do governo do Império, os gaúchos pegaram em armas e na noite do dia 19 de setembro de 1835, saindo da cidade de Guaíba (na época cidade de Pedras Brancas) fazendo a travessia pelo Rio Guaíba, surpreenderam os soldados imperialistas na Ponte da Azenha e fizeram a tomada de Porto Alegre.

                                                        Créditos: Jeândro Garcia
Os farroupilhas preparados para defender os seus ideais.

Créditos DRD Photos – Diôzer Rodrigues Dias

Os artistas das entidades convidadas ilustravam vários momentos da encenação, fazendo apresentações através da dança e da música, com trajes típicos da época da revolução.
Outro ponto importante da revolução foi muito bem lembrado e encenado. A importância da mulher gaúcha nestes tempos de guerra, onde assumiu as “rédeas” das estâncias, da lavoura e dos filhos. E ainda lutaram na revolução muitas vezes para defender o seu pago.
                                                                      Créditos: Jeândro Garcia

Crédito DRD Photos – Diôzer Rodrigues Dias

E ao final do espetáculo, foi encenado a bem sucedida tomada do palácio do governo, de onde Bento Gonçalves, Onofre Pires e Gomes Jardim, com suas espadas em punho comemoravam o grande feito.
O público aplaudiu em pé o espetáculo, e cantou junto com os artistas o Hino Rio Grandense que tocou ao final acompanhado de um belo show de fogos de artifícios.
                                                             Créditos: Jeândro Garcia
O evento marcou o início das Festividades Farroupilhas na cidade que tem uma extensa programação no Parque Coelhão até o dia 20 de setembro.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário